Figueredo, Giacomo PatrocinioSantorum, Karen Andresa TeixeiraAndrade, Nathan BotelhoDamasceno, Lucas Alexandre2023-02-142023-02-142022FIGUEIREDO, G. P. et al. Modelagem de produção de texto sintético como subsídio para a aplicação embasada na Pedagogia de Gênero. Revista de Estudos da Linguagem, v. 30, n. 2, p. 700-742, 2022. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/18698>. Acesso em: 06 jul. 2022.2237-2083http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16172Este artigo se insere nos estudos gramaticais de base funcional, modelando a gramática com base no uso a partir de sua organização sistêmica. A Pedagogia de Gênero – modelo de ensino de línguas baseado no uso – tem como referência a síntese textual, operação pela qual as escolhas linguísticas necessariamente se configuram segundo padrões contextuais, e responde às demandas de modelos funcionais da gramática voltados para o ensino de línguas. Contudo, um problema frequente é a seleção de ‘textos-modelo’ para textos sintéticos, que recai não sobre os padrões de uso, mas sobre a subjetividade de quem aplica o modelo. Este artigo objetiva oferecer um modelo de produção de texto sintético como subsídio para a aplicação na Pedagogia de Gênero que escapa à seleção não-sistematizada por preconizar a natureza quantitativa da língua com base no uso para a seleção de ‘textos-modelo’. Mais especificamente, apresenta o processo de modelagem de um texto sintético do domínio da Popularização da Ciência a partir de critérios sistêmicos e quantitativos para ‘textos-modelo’ de base. Em seguida, avalia como o modelo pode contribuir para a eficácia na produção de textos por meio de um experimento de produção textual, no qual se comparam produções de textos por um grupo de aprendizes tendo como base ‘textos-modelo’ sintetizados por critérios sistêmicos e quantitativos com base no uso. Os resultados mostram que a modelagem de textos sintéticos serve como subsidio eficiente para aplicação no ensino.pt-BRabertoPrograma ler para aprenderSíntese textualModelagem sistêmico-funcionalPopularização da ciênciaModelagem de produção de texto sintético como subsídio para a aplicação embasada na Pedagogia de Gênero.Modelling text synthesis as a basis for application of Genre Pedagogy.Artigo publicado em periodicoEsta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.30.2.700-742