Moreira, Leandro MarcioEstevam, Claudio Sergio2017-10-092017-10-092017ESTEVAM, Claudio Sergio. RNA de interferência e o ensino de ciências: uma ferramenta de apoio pedagógico. 2017. 59 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8902Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.O dogma central da biologia gira em torno do processo de replicação, transcrição e tradução do ácido desoxirribonucleico, culminando na formação de proteínas que contribuem para o perfeito funcionamento do organismo. Para maior clareza deste processo é necessário um entendimento do fluxo gênico, levando em conta os diversos fatores que permitem a expressão ou inativação de um gene alvo. O RNA de interferência é um meio de silenciamento gênico mediado por RNA de dupla fita que atua no reconhecimento de uma sequência específica do RNA mensageiro, possibilitando sua fragmentação com a finalidade de bloquear a tradução desse mensageiro. O Ensino de Ciências precisa acompanhar os processos de mudanças exigidos pela sociedade. Conteúdos de genética e biologia molecular são classificados como abstratos e de difícil assimilação. Diante disso se faz necessária a utilização de estratégias alternativas que elucidem de maneira mais acessível estes conteúdos e, desta forma, contribua para o processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho trata do desenvolvimento de uma ferramenta de apoio pedagógico que envolve conteúdos de genética, biologia molecular e biotecnologia, direcionados aos conceitos e uso de RNA de interferência. Esta ferramenta é direcionada a professores em formação ou àqueles atuantes no ensino básico e destaca-se por ser única com este propósito de transposição científica. Nesta perspectiva e pensando no RNA de interferência como um conteúdo novo a ser abordado em salas de aulas, este trabalho busca entender como a criação de um material paradidático que tenha como tema gerador o RNA de interferência, utilizada no processo de ensino e aprendizagem, pode contribuir para a apropriação de conceitos científicos sobre o ensino de genética, biologia molecular e biotecnologia. Para isto, realizamos a transposição didática do conhecimento e desenvolvemos um paradidático com enfoque na apropriação de conceitos utilizados em genética, biologia molecular e biotecnologia, tendo como mediador desta pesquisa o RNA de interferência. Aqui descrevemos os procedimentos que realizamos para culminar na confecção desse paradidático que pode possibilitar a apropriação e a realização da transposição didática deste conhecimento científico. Para realizarmos uma breve análise do nosso material utilizamos como referencial a aprendizagem significativa de Ausubel e a transposição didática de Yves Chevallard.pt-BRabertoAprendizagem experimentalDidáticaRNA de interferência e o ensino de ciências : uma ferramenta de apoio pedagógico.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 06/10/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.