Tonini, Adriana Maria2014-11-122014-11-122013TONINI, A. M. Contexto histórico, econômico e político da engenharia no Brasil : do século XVIII ao século XXI. Revista de Ensino de Engenharia. v. 32, n. 1, p. 65-73, 2013. Disponível em: <http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/161>. Acesso em: 03 Set. 2014.2236-0158http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3803No Brasil e no mundo, o progresso tecnológico e o crescimento econômico de um país dependem da formação em engenharia. Nesse sentido, justifica-se a necessidade de investigações que alinhavem algumas interações entre essa área profissional e as políticas educacionais do ensino superior, em especial, dos cursos de engenharia. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar o contexto histórico, econômico e político do curso de Engenharia, tentando explicar como este sempre esteve relacionado ao sistema de produção econômica do país e ao desenvolvimento geoeconômico e político que vem simultaneamente atrelado a novas perspectivas de formação nessa área.pt-BRFormaçãoEngenhariaTecnologiaPolíticas públicasContexto histórico, econômico e político da engenharia no Brasil : do século XVIII ao século XXI.Historical, economic and political context of engineering in Brazil : from the 18th century to the 21st century.Artigo publicado em periodicoA Revista de Ensino de Engenharia permite aos usuários distribuir os artigos publicados na revista on-line. Fonte: Revista de Ensino de Engenharia <http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 24 jan. 2017.