Silva, José Fernandes daHorta, Alexsandra Braga2023-05-052023-05-052023HORTA, Alexsandra Braga. Investigação da faceta interacional do conhecimento didático-matemático, no contexto do programa residência pedagógica: um olhar de preceptores e residentes. 159 f. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16535Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Na contemporaneidade, debates pertinentes à Matemática fazem parte do cotidiano da sociedade, evidenciando a relevância acerca da formação docente do professor de Matemática, propondo uma discussão e problematização acerca dos conhecimentos necessários à formação docente. Esta pesquisa tem, como recorte, a Faceta Interacional do Conhecimento Didático-Matemático (CDM), no contexto do Programa Residência Pedagógica (PRP), com um olhar voltado para as relações entre Preceptores (Professor/a da Educação Básica) e Residentes (Futuro Professor/a), os quais são os principais atores no âmbito desta política pública. Assim, este estudo tem por objetivo geral investigar a Faceta Interacional do Conhecimento Didático-Matemático a partir do vínculo entre Preceptor e Residentes, no âmbito de um Subprojeto de Matemática do Programa Residência Pedagógica. Como objetivos específicos têm-se: identificar as interações entre Preceptor/Residentes no âmbito do PRP; identificar as interações entre Residentes no âmbito do PRP; verificar se as interações entre o Preceptor e Residentes fomentam o desenvolvimento da autonomia no contexto do PRP; compreender como Preceptor e Residentes avaliam as ações desenvolvidas norteadas pelas interações no âmbito PRP. Para tal, a investigação é alicerçada no enfoque da pesquisa qualitativa, utilizando, como instrumentos de coleta de dados, observações, questionários e entrevistas, com o intuito de coletar dados que possam evidenciar aspectos relacionados à formação do professor de Matemática, no contexto do Programa Residência Pedagógica. Os participantes da pesquisa foram dois Preceptores e dezenove Residentes do módulo III da segunda edição do subprojeto de Matemática do Programa Residência Pedagógica do Instituto Federal de Minas Gerais campus São João Evangelista, dentre os quais foi selecionada uma amostra de três Residentes e o Preceptor vinculado a eles para realização das entrevistas. Para compreender a relação entre Preceptores e Residentes, optou-se pela análise de dados pautada em quatro categorias constituídas a priori: Interação entre Preceptor e Residentes; Interação entre Residentes; Autonomia e Avaliação. Os dados apontaram que há efetivação das interações, sinalizando para consolidação dos conhecimentos didáticos a partir do viés da adequação dos descritores que fundamentam a interação entre Preceptor e Residentes. Observou- se, portanto, que as proposições da Faceta Interacional do Conhecimento Didático-Matemático se apresentam na conjuntura das ações que estabelecem vínculos entre Preceptor e Residentes por conferir que são constituídos conhecimentos pertinentes à docência constituídos a partir das interações entre os participantes. Assim, o Programa Residência Pedagógica torna-se uma politica pública eficaz para a formação do futuro professor, pois fomenta a formação inicial do licenciando a partir da vivência da realidade da profissão.pt-BRabertoPrograma Residência PedagógicaFormação docenteFaceta interacionalConhecimento didático-matemáticoInvestigação da faceta interacional do conhecimento didático-matemático, no contexto do programa residência pedagógica : um olhar de preceptores e residentes.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 25/04/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.