Nogueira, Marlice de Oliveira e2019-06-172019-06-172019NOGUEIRA, M. de O. e. O currículo no centro da luta: contribuições de Michael Apple para a compreensão da realidade escolar. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 12, n. 1, p. 119-130, jan./abr. 2019. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n1.39814>. Acesso em: 19 mar. 2019.1983-1579http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11565O artigo tem como tema central a análise dos pressupostos teóricos de Michael Apple sobre o currículo como um campo de luta, apresentando-os a partir de uma reflexão sobre a realidade escolar e dos conceitos desenvolvidos pelo sociólogo no campo dos estudos curriculares. A visão crítica de Michael Apple sobre a escola e o currículo como espaços de luta e contestação, ainda são, em tempos “pós-modernos”, importantes para uma análise em profundidade da escola que temos hoje.pt-BRabertoConhecimento escolarIdeologiaO currículo no centro da luta : contribuições de Michael Apple para a compreensão da realidade escolar.The curriculum in the center of the fight : Michael Apple's contributions to the understanding of school reality.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista Espaço do Currículo estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Espaço do Currículo <http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n1.39814>. Acesso em: 17 jun. 2019.http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n1.39814