Oliveira, Ana Carolina Ferraz Kaminski deSilva, Fábio Augusto Rodrigues e2017-10-192017-10-192016OLIVEIRA, A. C. F. K. de; SILVA, F. A. R. O curso de especialização em ensino de ciências e sua contribuição na formação de professores. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 692-703, 2016. Disponível em: <http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/renbio-9/pdfs/1678.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2017.1982-1867http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8977O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa que avaliou qual o entendimento de professores sobre o Ensino de Ciências por Investigação, após terem cursado um curso de especialização que se dedica a apresentar os referenciais teóricos e metodológicos. Por meio das respostas a um questionário,nos propomos a investigarquais os entendimentos desses profissionais sobre essa abordagem pedagógica de ensino de ciências, e também quais as dificuldades encontradas na realização de atividades investigativas. Os professores levantaram características compatíveis às levantadas pelos tutores. Além disso, pudemos observar que os professores enfrentam váriasdificuldadesna implementação de atividades investigativas como a falta de tempo e de apoio pedagógico.pt-BRabertoFormação de professoresEnsino continuadoMetodologia investigativaO curso de especialização em ensino de ciências e sua contribuição na formação de professores.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) <http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 21 jan. 2020.