Prado, Jan Alyne BarbosaCarneiro, Dayana Cristina Barboza2017-06-212017-06-212017CARNEIRO, Dayana Cristina Barboza. Comunicação organizacional e discurso: disputa de sentidos na fanpage da Samarco a partir da ruptura da barragem de Fundão em Mariana-MG. 2017. 318 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8034Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.Com esta pesquisa, objetiva-se investigar a disputa de sentidos constituída na fanpage da Samarco no primeiro mês após a ruptura da barragem de Fundão, em Mariana-MG. O alicerce teórico é construído com base nas discussões acerca do ambiente digital, com destaque para o Facebook, a Comunicação Organizacional contemporânea e a Análise do Discurso (AD). Assim, primeiramente, dá-se relevo ao ambiente midiático em que os discursos estão inscritos a partir do delineamento do Facebook sob duas acepções: o conceito de redes sociais na internet (RECUERO 2009; 2015) e os princípios que caracterizam os novos media, proposição de Manovich (2005). No que se refere às discussões sobre a Comunicação Organizacional (CO) contemporânea, a abordagem é feita sob o viés do Paradigma da Complexidade, com base nas reflexões de Morin (2003; 2015) e Scroferneker (2008; 2012; 2015). Debate-se, também, a reconfiguração da CO diante dos processos comunicacionais constituídos em ambientes digitais, considerando o potencial de participação dos públicos e a apropriação das plataformas de comunicação digitais como ferramentas da Comunicação Organizacional. Depois, aborda-se a Análise do Discurso (AD) e as noções-conceito de Condições de produção, Memória discursiva, Estratégias discursivas, Contrato de comunicação e Acontecimento discursivo, com base nas reflexões de autores como Pêcheux (1995), Orlandi (2012) e Charaudeau (2008; 2009abc; 2010). Com fundamento nessa tessitura conceitual, a metodologia foi desenvolvida em duas fases: na primeira, abordou-se a dinâmica dos discursos produzidos pela Samarco no período de 5 de novembro de 2015 a 5 de dezembro de 2015, recorte temporal da pesquisa. Após isso, foram selecionadas três postagens da empresa e seus respectivos comentários para uma análise aprofundada, considerando, também, as especificidades do ambiente digital e o modo como esse espaço midiático conforma a construção discursiva. Além disso, a entrevista realizada com a jornalista responsável pelo gerenciamento da fanpage da Samarco contribuiu, de modo especial, para o entendimento acerca das condições de produção do discurso institucional. A análise propiciou a apreensão da disputa de sentidos constituída entre a empresa e os usuários e também entre os próprios usuários – com embates ou identificações –, tendo como pano de fundo as temáticas relacionadas à ruptura da barragem de Fundão que emergiram na página da Samarco no primeiro mês após o ocorrido.pt-BRabertoComunicação nas organizaçõesAnálise do discursoFacebook - rede social on-lineMinas e recursos minerais - Samarco Mineração S. A.Comunicação organizacional e discurso : disputa de sentidos na fanpage da Samarco a partir da ruptura da barragem de Fundão em Mariana-MG.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/06/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.