Martins, Nair Prata MoreiraAzevedo, Núbia Maria Silva de2019-04-162019-04-162019AZEVEDO, Núbia Maria Silva de. A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor. 2018. 73 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11037Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.O presente estudo visa identificar e analisar as estratégias do Sport Club Corinthians Paulista para despertar o engajamento do torcedor corinthiano. Para tal, primeiramente, é traçado um histórico do futebol, desde os primórdios deste esporte, abordando a sua chegada ao Brasil e a história do Corinthians. Destaca-se ainda a transformação do futebol em negócio lucrativo e espetáculo midiático. Em seguida discute-se os conceitos de marketing, marketing esportivo, marketing digital, cibertorcedor e ciberarquibancadas. Posteriormente, aborda-se o surgimento de um novo consumidor e a definição do constructo engajamento. Metodologicamente, o estudo tem por base a pesquisa bibliográfica, a análise de conteúdo e coleta automatizada de dados, além de entrevistas, realizadas com Gabriel Nicolatti, coordenador de conteúdo da equipe de comunicação; Fernanda Lourenço, gerente de atendimento do Departamento de Marketing; e Vinícius Alves, assessor de imprensa do Departamento Cultural do clube; e da observação não-participante, feita junto ao Departamento de Comunicação na sede do clube paulista. Ao final realiza-se uma análise das redes sociais, Facebook, Twitter e YouTube, e das ações desenvolvidas off-line pelo Corinthians, a Visita Monitorada ao Parque São Jorge, ao Memorial do clube e o Tour da Arena Corinthians. Conclui-se que o Corinthians cria uma atmosfera que propicia o engajamento do seu torcedor, aumentando os pontos de contato e conexão com o mesmo, e produzindo significados para motivar e gerar interesse.pt-BRabertoPlanejamento estratégicoMarketing esportivoRedes sociaisSport Club Corinthians PaulistaA tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/04/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.