Jesus, Rossely Valoni deTorisu, Edmilson Minoru2022-12-142022-12-142022JESUS, R. V. de; TORISU, E. M. Um estudo dimensional das representações sociais sobre a matemática de um grupo de estudantes do ensino médio. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 37, 2022. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/13775>. Acesso em: 06 jul. 2022.2359-2842http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15907Este trabalho apresenta uma discussão em torno das representações sociais sobre a Matemática de um grupo de estudantes do Ensino Médio de um Instituto Federal mineiro. Apoia-se na Teoria das Representações Sociais de Moscovici e nas ideias de Jodelet para acessar o universo imaginário desses estudantes. Além disso, considera as dimensões escolar, afetiva, social e instrumental para desvelar representações sociais dos participantes, sobre a Matemática. O estudo nos revela que as experiências vividas na escola e as representações que circulam na sociedade sobre a Matemática, passam a fazer parte do universo imaginário dos estudantes e podem afetar seu comportamento, inclusive aqueles relacionados aos estudos. Os resultados também apontam que estudantes que percebem os conteúdos matemáticos como algo útil para o cotidiano ou para a futura profissão, costumam considerar essas características como motivos para estudar.pt-BRabertoEducação MatemáticaUm estudo dimensional das representações sociais sobre a matemática de um grupo de estudantes do ensino médio.A dimensional study of social representations on mathematics of a group of high school students.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.46312/pem.v15i37.13775