Perucci, Leidelaine SergioLima, Letícia Peruce deSilva, Thamires Lana eAlves, Kerley dos SantosAlmeida, Sheila Alves deAlmeida, Maria Alzira DinizAndrade, Ângela Leão2018-09-262018-09-262017PERUCCI, L. S. et al. Dialogia no ensino de Química: reflexões de uma experiência. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 8, p. 215-226, 2017. Disponível em: <http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID446/v12_n8_a2017.pdf>. Acesso em: 03 mai. 2018.1982-2413http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10254Esse trabalho discute a aprendizagem de um tópico de Química a partir da cooperação entre estudantes de mesmo grau. Para isso, bolsistas do Ensino Médio foram selecionadas para ensinarem a estudantes de uma série anterior. Essa relação, menos formal do que a que ocorre entre professor e estudante, é abordada neste trabalho. Dentre as principais evidências, foi percebido que no decorrer das atividades as bolsistas tornaram-se protagonistas, ora assumindo o papel de líderes frente à elaboração dos materiais, ora de monitores, numa abordagem de ensino mais interativa e dialógica com estudantes de outras séries. O enriquecimento mútuo aconteceu de forma natural e amadurecida. Conclui-se que a horizontalidade das relações, a identidade entre os sujeitos que aprendem e apreendem na linguagem paralela entre bolsistas e estudantes levam a bons resultados de aprendizagem.pt-BRabertoDocênciaConstrução de conceitosTeachingDialogicConstruction of educational conceptsDialogia no ensino de Química : reflexões de uma experiência.Artigo publicado em periodicoO periódico Experiências em Ensino de Ciências permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/807>. Acesso em: 12 dez. 2019.