Campos, Dilhermando FerreiraDias, Bruno de Almeida2018-11-282018-11-282018DIAS, Bruno de Almeida. Impactos da adoção do ENEM para os alunos que iniciam cursos de ciências exatas. 2018. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10570Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Este estudo foi desenvolvido na Linha de Pesquisa 1 - Educação Matemática Superior, Informática Educacional e Modelagem Matemática do Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Nossa hipótese de trabalho é que existe uma relação entre o formato da prova de seleção dos calouros, no caso, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), e as dificuldades apresentadas pelos alunos na disciplina de Cálculo I. Partindo dessa hipótese, utilizamos uma base documental constituída de questões do Novo ENEM, do antigo vestibular da UFOP e das listas de exercícios de dois professores da disciplina de Cálculo I do DEMAT/UFOP com o objetivo de observar semelhanças e diferenças entre esses conjuntos de questões. Os resultados evidenciaram uma similaridade entre as questões do antigo vestibular da UFOP e as listas dos professores, mostrando que apesar da mudança no processo seletivo com a adoção do ENEM e adesão da UFOP ao SISU, as ementas das disciplinas e as expectativas dos professores em relação aos conhecimentos prévios que os alunos têm ao ingressar na Universidade parecem estar mais ligados ao antigo formato de processo seletivo do que ao atual.pt-BRabertoExame vestibularEnsino médioEnsino superiorImpactos da adoção do ENEM para os alunos que iniciam cursos de ciências exatas.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 23/11/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.