Pires, Nair Aparecida Rodrigues2016-08-192016-08-192015PIRES, N. A. R. A profissionalidade emergente: a expertise e a ética profissional em construção no Pibid Música. Revista da ABEM, Londrina, v. 23, n. 35, p. 48-61, jul./dez. 2015. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/552>. Acesso em: 08 out. 2019.2358-033Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6884Este artigo tem como foco analisar os conhecimentos profissionais declarados pelos licenciandos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Música dos cursos de licenciatura no estado de Minas Gerais, identificando indícios de uma profissionalidade emergente. O referencial teórico está fundamentado no conceito de profissionalidade emergente de Jorro (2011) e na tipologia dos conhecimentos de base para o ensino de Shulman (1987). Para a coleta de dados, realizei 6 grupos focais, tendo como participantes 49 licenciandos do Pibid Música. A análise de conteúdo foi utilizada como técnica de análise dos dados e a análise de categorias como procedimento de descodificação do material coletado. Os resultados revelam conhecimentos da expertise e da ética profissional em construção no Pibid Música. O conjunto desses conhecimentos oferece pistas para fortalecer a profissionalidade do professor de música de escolas de educação básica, e nortear a reflexão sobre as propostas de formação dos cursos de licenciatura no Brasil.pt-BRabertoProfissionalidade emergenteConhecimento profissionalTeacher educationPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à DocênciaA profissionalidade emergente : a expertise e a ética profissional em construção no Pibid Música.The emerging professionality : building expertise and professional ethics in music teacher education Pibid.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista da ABEM estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista da ABEM <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 out. 2019.