Matias, Breno HenriqueJardilino, José Rubens Lima2020-09-032020-09-032019MATIAS, B. H.; JARDILINO, J. R. L. Políticas públicas e seus ciclos na área educacional: o caso do ensino de música. Cadernos de Pós-graduação, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 49-62, jul./dez. 2019. Disponível em: <https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=cadernosdepos&page=article&op=view&path%5B%5D=15862>. Acesso em: 03 jul. 2020.2525-3514http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12689Este artigo faz uma análise da Lei nº 11.769/2008, que instituiu a música na escola como conteúdo da educação básica. Partindo da concepção de políticas públicas, tomará como aporte teórico os ciclos de políticas considerando a demanda inicial até a sua implementação. Metodologicamente este artigo se ampara na análise documental buscando demonstrar a importância da atuação/intervenção direta dos burocratas e de sua discrição no resultado esperado ao inserir a música na escola. Concluímos que a inserção ou não da música na escola foi tratada com dubiedade. Nos processos de implementação a discrição, imperou mais que a própria lei, levando a música a não se tornar uma disciplina escolar na educação brasileira.pt-BRabertoEducação musicalEducação básicaPolíticas públicas e seus ciclos na área educacional : o caso do ensino de música.Public policies and their cycles in the educational area : the case of music teaching.Artigo publicado em periodicoEsta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/). Fonte: o próprio artigo.https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.15862