Coutrim, Rosa Maria da ExaltaçãoCunha, Maria Amália de AlmeidaAssis, Cristina FerreiraAleixo, Vítor Corrêa2017-03-162017-03-162012COUTRIM, R. M. da. E. et al. Entre o passado e o presente: a influência geracional nas perspectivas de futuro profissional dos jovens. Educação e Cultura Contemporânea, v. 9, n. 18, p. 116-134, 2012. Disponível em: <http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/233/7>. Acesso em: 16 mar. 2017.2238-1279http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7384Compreender expectativas e frustrações dos jovens é um desafio para as Ciências Sociais e a Educação. Tendo como principal objetivo conhecer como se dão as relações familiares e os reflexos das mesmas no universo escolar, propomos uma reflexão sobre a construção do diálogo entre três gerações, pais, avós e netos, no que diz respeito à compreensão do papel da escola na formação do jovem, bem como a expectativa de cada geração quanto ao futuro profissional do mesmo. Seguindo duas abordagens metodológicas, a quantitativa e a qualitativa, foram aplicados questionários a 149 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de duas escolas públicas (de melhor e o pior qualidade segundo as avaliações externas subnacionais ou nacional) de Mariana e Belo Horizonte, Brasil, e foram entrevistados pais, avós, professores e diretores dessas escolas. Os resultados revelam, entre outras coisas, uma forte influência da família e dos amigos nas escolhas dos jovens, mesmo inseridos numa configuração social marcada pelas mais diversas matrizes de socialização.pt-BRrestritoFamíliaEscolaJuventudeEnsino médioFamilyEntre o passado e o presente : a influência geracional nas perspectivas de futuro profissional dos jovens.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico Revista Educação e Cultura Contemporânea estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Educação e Cultura Contemporânea <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/index>. Acesso em: 01 nov. 2019.