Sarmanho, Arlene Maria CunhaSouza, Flávio Teixeira de2013-02-202013-02-202005SOUZA, F. T. Análise teórico-experimental de sistemas aporticados com elementos perfurados em perfis formados a frio - Racks. 2005. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2005.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2262Os sistemas de armazenagem industrial são amplamente utilizados em depósitos, uma vez que permitem o melhor aproveitamento do espaço e permitem fácil acesso às cargas armazenadas. Os sistemas são constituídos com perfis formados a frio, estando então sujeitos aos fenômenos de instabilidade característicos de seções de paredes esbeltas e deste tipo de estrutura. Além disto, as colunas possuem perfurações ao longo do comprimento que visam a montagem através de ligações encaixadas e/ou parafusadas que influenciam no seu comportamento. Existem diversos tipos de sistemas, que variam em função do tipo de carga armazenada. Entre eles tem-se o sistema drive-in, que se caracteriza por alta densidade de armazenagem, proporcionada pela ausência de vigas transversais. Isto faz com que sua estabilidade nesta direção seja obtida através da fixação da base e da ligação das colunas com a viga longarina existente no topo da estrutura. As recomendações de normas existentes não prevêem a avaliação do sistema drive-in. Neste trabalho foi realizado um estudo teórico-experimental do sistema drive-in, com uma análise de seu comportamento global e com a avaliação da interação entre seus diversos componentes. Os resultados experimentais são comparados com resultados numéricos, que consideram parâmetros como a influência da fixação da base e a rigidez das ligações entre a longarina e a coluna e entre o braço e a coluna.pt-BREngenharia civilEstruturas metálicasPesquisa experimentalAnálise numéricaCivil EngineeringAnálise teórico-experimental de sistemas aporticados com elementos perfurados em perfis formados a frio - Racks.Dissertacao