Paula, Leandro Silva deCarvalho, Rosana Areal de2022-03-172022-03-172020PAULA, L. S. de.; CARVALHO, R. A. de. As reformas educacionais na Escola de Farmácia de Ouro Preto (1890-1911). Acta Scientiarum. Education, v. 21, mar. 2020. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/45136>. Acesso em: 25 ago. 2021.2178-5201http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14696O objetivo desta pesquisa é compreender o ideário em torno das primeiras reformas educacionais do período republicano: reformas Benjamin Constant (1890), Epitácio Pessoa (1901) e Rivadávia Corrêa (1911); as consequências que essas reformas representaram para uma importante instituição de ensino superior da história do Brasil, a Escola de Farmácia de Ouro Preto, e as reações da classe farmacêutica de Ouro Preto diante das vicissitudes educacionais da Primeira República. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi necessária a apreciação dos estudos da Historiografia da Educação, bem como da Nova História Política, e o amparo teórico no conceito de Cultura Política Republicana. Em relação à documentação, foi investigada a coleção de leis e decretos das reformas educacionais, os relatórios de Presidente do Estado de Minas Gerais, além dos documentos encontrados no Arquivo da própria escola, composto por regulamentos, livros de matrículas e documentos avulsos. Ao analisar as mudanças ocorridas tanto nos exames de admissão exigidos para o ingresso na Escola de Farmácia quanto nas disciplinas ofertadas por esta instituição, constata-se que o grupo farmacêutico de Ouro Preto, composto por professores, alunos e diretores, se viu entre o desejo de mudança e a resistência às reformas implantadas no início do período republicano.pt-BRabertoHistória da educaçãoEnsino superiorReforma do ensinoRepúblicaFaculdade de farmácia.As reformas educacionais na Escola de Farmácia de Ouro Preto (1890-1911).Education reforms in the School of Pharmacy of Ouro Preto (1890-1911).Artigo publicado em periodicoEste é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons do tipo BY-NC. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.45136