Santos, Ariane Alves dosMilanez, Felipe Comarela2023-07-172023-07-172023SANTOS, A. A. dos; MILANEZ, F. C. A advocacia sob a ótica mercantilista do marketing jurídico frente às normativas do ordenamento brasileiro. Revista Jurídica Luso-Brasileira, ano 9, n. 1, p. 131-178, 2023. Disponível em: <https://www.cidp.pt/revistas/rjlb/2023/1/2023_01_0131_0178.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2023.2183-539Xhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16987O presente estudo, realizado a partir de uma vertente metodológica jurídico-dogmática e mediante pesquisa do ordenamento jurídico brasileiro, das normas da OAB, das doutrinas e da análise da jurisprudência dos tribunais de ética, tem por objetivo geral compreender alguns aspectos do marketing jurídico, em especial o seu conceito e ambiente de aplicação. Em paralelo, também objetiva realizar uma análise das normativas do ordenamento brasileiro que regem a advocacia. De modo mais específico, busca analisar se a nova postura e adaptação profissional exigida pelo mercado podem representar um obstáculo para o exercício ético da profissão e abrir caminho para uma concorrência desleal no contexto da consolidação do advogado no mercado de trabalho.pt-BRabertoCritérios de eticidadeA advocacia sob a ótica mercantilista do marketing jurídico frente às normativas do ordenamento brasileiro.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está sob a Licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial - SemDerivados 3.0 Portugal. Fonte: Revista Jurídica Luso-Brasileira <https://www.cidp.pt/revistas/rjlb/2023/1/2023_01_0000_CAPA_PDF.pdf>. Acesso em: 08 jul. 2022.