Torisu, Edmilson Minoru2019-06-052019-06-052018TORISU, Edmilson Minoru. Motivos para participação em tarefas investigativas na aula de matemática: uma análise a partir dos backgrounds e dos foregrounds de um grupo de estudantes do ensino fundamental. Bolema, Rio Claro, v. 32, n. 61, p. 549-569, ago. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2018000200549&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 19 mar. 2019.1980-4415http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11434Este artigo traz à baila uma discussão em torno dos motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de Matemática, a partir de seus backgrounds e foregrounds. Motivos foram considerados em uma perspectiva histórico-cultural como algo que emerge no interior das relações sociais. Os sujeitos desse estudo qualitativo foram quatro estudantes do nono ano de uma escola pública da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista e uma entre-vista, esta segunda com o objetivo de acessar backgrounds e foregrounds dos estudantes. Os resultados da análise mostraram que, além de motivos explícitos, ao entre-vistar backgrounds e foregrounds vários outros motivos, ligados a várias vivências em grupos sociais, revelaram-se.pt-BRabertoEducação matemáticaMathematics educationMotivos para participação em tarefas investigativas na aula de matemática : uma análise a partir dos backgrounds e dos foregrounds de um grupo de estudantes do ensino fundamental.Motives for participation in investigative mathematics tasks in the classroom: an analysis from the backgrounds and foregrounds of a group of students from an elementary school.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Bolema estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Bolema <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 20 out. 2016.http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v32n61a12