Horst, Claudio Henrique Miranda2021-07-222021-07-222020HORST, C. H. M. As diretrizes curriculares da ABEPSS e a temática família. Temporalis, Brasília, v. 20, p. 144-164, jul./dez. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/31498>. Acesso em: 24 maio 2021.2238-1856http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13408A partir da lógica das diretrizes curriculares da ABEPSS, o objetivo deste artigo é apontar possibilidades para o estudo e o debate sobre a família na formação profissional em Serviço Social. Partimos do pressuposto de que as Diretrizes Curriculares exigem a apreensão dos diversos conteúdos que perpassam a formação/trabalho numa perspectiva de totalidade. Portanto, compreendemos que os fundamentos da profissão – expressos nas diretrizes curriculares – possibilitam, através dos diferentes núcleos de fundamentação, a compreensão da família, por meio de fundamentos críticos, condizentes com o Projeto Ético-Político. Mediante indicações de como os componentes curriculares podem desenvolver as reflexões sobre família, apontamos estratégias possíveis de uma análise que rompa com o conservadorismo moral, religioso e com as expressões pragmáticas, no exercício profissional, sustentadas por experiências pessoais.pt-BRabertoFormação profissionalServiço socialAs diretrizes curriculares da ABEPSS e a temática família.ABEPSS curriculum guidelines and families theme.Artigo publicado em periodicoEsta obra está licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR), que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material para qualquer fim, mesmo que comercial. O licenciante não pode revogar estes direitos, desde que você respeite os termos da licença. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.22422/temporalis.2020v20n40p144-164