Soares, Marilene Caitano Reis AlmeidaJanuario, GilbertoSantos, Francely Aparecida dos2022-03-032022-03-032020SOARES, M. C. R. A.; JANUARIO, G; SANTOS, F. A. dos. Materiais curriculares de Matemática na pesquisa brasileira: panorama dos conceitos, definições e sua relação com os professores. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 25, n. 69, p.33-52, out./dez. 2020. Disponível em: <http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/article/view/2456>. Acesso em: 25 ago. 2021.2317-904Xhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14605Os materiais curriculares, elementares ao desenvolvimento do currículo de Matemática e, portanto, moderadores da prática docente e das aprendizagens dos estudantes, têm se configurado em objeto de estudo de pesquisadores. Nesse sentido, temos como objetivo, neste trabalho, retratar a pesquisa brasileira sobre materiais curriculares, analisando os conceitos e definições dados ao termo, as lentes teóricas que subsidiam as investigações e a relação que se estabelece quando o professor manuseia o material. Para este fim, consideramos a abordagem qualitativa de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento. Tomamos a produção brasileira sobre materiais curriculares como objeto de estudo, com um escopo de 25 pesquisas entre teses e dissertações realizadas entre os anos 2013 e 2019. Como resultados, pudemos observar que o olhar dos investigadores tem migrado das características físicas do material curricular para aspectos mais subjetivos da relação professor-material curricular.pt-BRabertoCurrículos de mtemáticaEducação matemáticaMathematics curriculumsMathematics educationMateriais curriculares de Matemática na pesquisa brasileira : panorama dos conceitos, definições e sua relação com os professores.Mathematics curriculum material in Brazilian research : concept, definitions and its relationship with teachers overview.Artigo publicado em periodicoTodo o conteúdo do periódico Educação Matemática em Revista, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Educação Matemática em Revista <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-4698&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 09 fev. 2017.