Deodato, André AugustoDavid, Maria Manuela Martins SoaresCoelho, Lígia Martha Coimbra da Costa2023-07-262023-07-262022DEODATO, A. A.; DAVID, M. M. M. S.; COELHO, L. M. C. da C. Criação de uma nova disciplina como intervenção: alternativa metodológica na aula de matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v.11, n. 24, p. 312-331, 2022. Disponível em: <https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6708>. Acesso em: 06 jul. 2023.2238 5800http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17078Este artigo, recorte de uma pesquisa de doutorado finalizada, tem como objetivo analisar as contribuições de uma intervenção realizada para facilitar a identificação de articulações entre disciplinas, em uma escola de tempo integral. Nele, discorremos sobre desafios enfrentados no desenvolvimento dessa investigação e sobre as alternativas metodológicas de que lançamos mão para enfrentá-los. O artigo utiliza referenciais da Teoria da Atividade e, mais especificamente, se aporta nas apropriações do grupo liderado pelo pesquisador Yrjö Engeström. Baseia-se em resultados de pesquisa realizada em uma turma de 7° ano do ensino fundamental, em Belo Horizonte, focalizando as disciplinas de Matemática e dos Grupos de Trabalho Diferenciado (GTD). Os procedimentos metodológicos empregados foram a observação em sala de aula, entrevistas (com estudantes, professores e monitora) e criação de uma nova disciplina como forma de intervenção. Os resultados indicam que a intervenção contribuiu para a caracterização de reverberações de um GTD nas aulas de multiplicação e divisão de frações, evidenciando assim a possibilidade de se criar articulações entre diferentes disciplinas, em escolas de tempo integral. Eles mostram também que os desdobramentos dessas reverberações nas ações de dois estudantes favoreceram o trabalho desenvolvido nas aulas de Matemática, colaborando para o início de processos expansivos de aprendizagem. Todavia sugerem que as reverberações, em situações específicas, podem se desdobrar em prejuízos para o andamento das aulas, levando os estudantes a perderem o foco da atividade nelas caracterizada.pt-BRabertoDisciplina articuladoraSala de aula de matemáticaEscolas de tempo integralTeoria da atividadeCriação de uma nova disciplina como intervenção : alternativa metodológica na aula de matemática.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.https://doi.org/10.33871/22385800.2022.11.24.312-331