Torisu, Edmilson MinoruFerreira, Wenderson Marques2023-08-182023-08-182022TORISU, E. M.; FERREIRA, W. M. Temas transversais na formação de professores de matemática: uma ação formativa. Diálogo, Canoas, n. 49, maio 2022. Disponível em: <https://revistas3.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/9576>. Acesso em: 06 jul. 2023.2238-9024http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17272O presente texto tem como objetivo apresentar uma ação formativa realizada com estudantes do curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública brasileira, como parte de uma componente curricular voltada a discussões de temas transversais. Além disso, o estudo investigou impressões dos (as) licenciandos (as) acerca dos impactos de suas participações na ação formativa, para as suas futuras atuações como docentes. Os resultados revelaram que os (as) licenciandos (as) percebem e reconhecem a relevância das discussões acerca dos temas transversais, ressaltando sua importância como oportunidade para se conhecer o contexto do aluno; para se reconhecer e respeitar as diferenças e a elas responder, para evitar processos de exclusão.pt-BRabertoEducação cidadãTemas transversais na formação de professores de matemática : uma ação formativa.Artigo publicado em periodicoO periódico Diálogo permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/670>. Acesso em: 17 maio 2022.http://dx.doi.org/10.18316/dialogo.v0i49.9576