Araújo, Regina Magna Bonifácio deMartins, Mayara Carvalho2017-06-082017-06-082017MARTINS, Mayara Carvalho. Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos: desafios e possibilidades docentes no cotidiano escolar. 2017. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7927Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta pesquisa encontra-se no entrecruzamento de duas temáticas: avaliação da aprendizagem e educação de jovens e adultos. No contexto educacional, as discussões sobre os desafios e as possibilidades das práticas avaliativas utilizadas dentro das salas de aula são recorrentes. No que se refere à Educação de Jovens e Adultos (EJA), é imprescindível que a realidade dos educandos seja levada em consideração no processo educativo, buscando, por meio da aprendizagem, o poder da transformação do sujeito e do seu papel na sociedade. Dessa forma, esta investigação, que tem como objeto de estudo a avaliação da aprendizagem na EJA, tem como objetivo compreender como se dão, no campo educacional, as práticas avaliativas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental nessa modalidade. O referencial escolhido constitui-se pelas obras de autores que discutem a avaliação da aprendizagem, além de autores que fazem reflexões sobre a modalidade EJA. Este estudo tem como campo de pesquisa cinco Instituições de Educação Básica da Região dos Inconfidentes, mantidas pelo poder público, no âmbito municipal. Para a coleta de dados, optou-se pela pesquisa qualitativa, tendo como instrumento o questionário e a entrevista semiestruturada. Para a análise de dados utilizamos o método de Análise de Conteúdo, tomando como base a análise categórica temática. Os resultados revelaram aspectos importantes de como é construída e desenvolvida a avaliação da aprendizagem na EJA. Identificamos que as educadoras reconhecem as singularidades dessa modalidade, bem como dos seus sujeitos e a partir disso, utilizam estratégias para construir práticas educativas mais contextualizadas. Verificamos o reconhecimento das docentes em relação à importância da avaliação e do seu papel como um instrumento de informação, acompanhamento e respaldo sobre sua prática pedagógica. Identificamos também certa dificuldade encontrada por algumas professoras ao se depararem com os aspectos classificatórios da avaliação. Ao buscarmos compreender como as docentes avaliam, podemos ressaltar que estas utilizam diversas estratégias para avaliar. As interlocutoras revelaram, ainda, os desafios e as possibilidades da avaliação na EJA. Acreditamos que as reflexões deste trabalho enriquecerão o campo que envolve a avaliação na EJA e esperamos que estas reflexões tragam novas provocações e inquietações que visem explorar e contribuir com as práticas avaliativas na EJA.pt-BRabertoEducação de adolescentes - projeto EJAAvaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : desafios e possibilidades docentes no cotidiano escolar.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 31/05/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.