Rosa, MiltonOrey, Daniel Clark2020-08-012020-08-012019ROSA, M.; OREY, D. C. Um Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem. Hipátia, v. 4, n. 1, p. 26-37, jun. 2019. Disponível em: <https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/1088>. Acesso em: 18 jun. 2020.2526-2386http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12533Existe a necessidade da proposição de um Currículo Trivium baseado na etnomatemática e na modelagem que encoraje os professores na identificação das práticas de ensino e aprendizagem em matemática e as suas ações pedagógicas. Descrevemos nesse artigo teórico uma proposta pedagógica fundamentada no Currículo Trivium proposto por D’Ambrosio, composto pela literacia, materacia e tecnoracia, que possbilita o desenvolvimento de atividades escolares embasadas na etnomatemática e na modelagem. Nesse currículo, a literacia é a capacidade que os alunos possuem de processar as informações presentes em suas vidas diárias; a materacia é a capacidade que os alunos possuem de interpretar e analisar os sinais e códigos com o objetivo de propor modelos para encontrar soluções para os problemas enfrentados diariamente e a tecnoracia é a capacidade que os alunos possuem de utilizar e combinar diferentes instrumentos para auxiliá-los na resolução desses problemas.pt-BRabertoLiteraciaMateraciaUm Currículo Trivium para a matemática fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem.A Trivium Curriculum for mathematics grounded in an ethnomathematical and modelling perspectives.Artigo publicado em periodicoOs trablhos publicados no periódico Hipátia - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática estão sob uma Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Hipátia <https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/about/submissions#authorGuidelines>. Acesso em 01 ago. 2020.