Pena, Geralda Aparecida de CarvalhoNunes, Célia Maria FernandesSouza, Karoline de Lourdes AbreuPerucci, Leidelaine Sergio2020-09-012020-09-012019PENA, G. A. de C. et al. Formação de professores: investigando programas de desenvolvimento profissional docente nos institutos federais. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 5, n. 1. p. 224-235, jan./jun. 2019. Disponível em: <https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/386>. Acesso em: 03 jul. 2020.2447-4223http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12670A temática da formação de professores, nos diversos níveis de ensino, tem sido recorrente nas pesquisas do campo educacional, apontando novos olhares e perspectivas de análise. Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar e analisar, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, estudos e pesquisas sobre desenvolvimento profissional de professores de Educação Profissional e Tecnológica e de Ensino Superior, além de levantar e analisar projetos/programas ou ações voltados ao desenvolvimento profissional docente em cinco Institutos Federais mineiros. Os resultados dessa investigação apontaram poucos estudos cujos sujeitos sejam professores da Educação Profissional e Tecnológica e do Ensino Superior, bem como a inexistência de programas de desenvolvimento profissional docente nos Institutos Federais mineiros no período pesquisado.pt-BRabertoDesenvolvimento profissional docenteFormação de professores : investigando programas de desenvolvimento profissional docente nos institutos federais.Teacher training : investigating teacher professional development programs in federal institutes.Artigo publicado em periodicoO periódico Crítica Educativa permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1038>. Acesso em: 12 mar. 2020.