Januario, Gilberto2023-01-172023-01-172022JANUARIO, G. Desenvolvimento curricular em matemática a partir de projetos integradores: estudo com professoras em formação inicial. Boletim Online de Educação Matemática, v. 10, n. 19, p. 44-62, 2022. Disponível em: <https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/21708>. Acesso em: 06 jul. 2022.2357-724Xhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15963Levar licenciandas a estudar temas do currículo e a experienciar práticas que rompessem com a lógica disciplinar e linear do processo de educar matematicamente motivou a criação de oportunidade para colocá-las no processo de autoria de suas aprendizagens. Neste artigo analisamos 39 projetos integradores concebidos a partir do levantamento de aspectos da realidade local e problemas socais de onde estudantes e escola estão inseridos, para os quais as licenciandas de uma turma do curso de Pedagogia atuaram como autoras. Trata-se de um estudo do tipo análise documental, conduzido pelo objetivo de problematizar o desenvolvimento curricular em Matemática a partir de projetos integradores como prática na formação inicial de professores. A atividade de elaborar esses projetos levou as licenciandas a considerar que a construção do conhecimento implicado em questões e problemas da realidade global ou local envolve estudo, reorganizações e desconstrução da imagem do professor como único detentor do conhecimento. Também indicou a necessidade de se investir em conhecimentos específicos de Matemática e de metodologias de ensino.pt-BRabertoCurrículos de matemáticaIntegração curricularProjeto integradorConhecimento profissional docenteDesenvolvimento curricular em matemática a partir de projetos integradores : estudo com professoras em formação inicial.Curriculum development in Mathematics from integrative projects : a study with teachers in initial training.Artigo publicado em periodicoO periódico BoEM permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/701>. Acesso em: 20 maio 2022.https://doi.org/10.5965/2357724X10192022044