Abreu, Marcelo Santos deRangel, Marcelo de Mello2016-08-262016-08-262015ABREU, M. S. de; RANGEL, M. de M. Memória, cultura histórica e ensino de história no mundo contemporâneo. História e Cultura, v. 4, p. 7, 2015. Disponível em: <https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1625>. Acesso em: 07 ago. 2016.2238-6270http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6945Procuramos pensar as relações entre memória, cultura histórica e ensino de história no mundo contemporâneo. Discutimos, primeiramente, as análises do próprio mundo contemporâneo desenvolvidas por Jörn Rüsen, Christian Laville, François Hartog e Hans Ulrich Gumbrecht. Descrevemos, portanto, o horizonte histórico no interior do qual o ensino de história, como parte da cultura histórica, é desafiado a responder a demandas diversas tais como a tensão democratização/etnocentrismo e a relação sentido/presença na produção dos enunciados e orientação históricos.pt-BRabertoMemóriaCultura históricaEnsino de históriaHistorical cultureMemoryMemória, cultura histórica e ensino de história no mundo contemporâneo.Memory, historical culture, and the teaching of history in the contemporary world.Artigo publicado em periodicoO periódico História e Cultura permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/487>. Acesso em: 11 out. 2019.http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v4i2.1625