Vannucci, Alessandra2015-09-222015-09-222012VANNUCCI, A. O Living Theatre em Ouro Preto e a invenção do Ato público. Artefilosofia, v. 12, p. 85-103, 2012. Disponível em:<https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/581>. Acesso em: 08 maio 2015.1809-8274http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5620A viagem ao Brasil do Living Theatre em 1970 e 71, na fase mais brutal do regime militar, proporciona ao grupo, através da experiência extrema de uma realidade de opressão e miséria, novos caminhos seja estéticos como existenciais para a sua utopia revolucionária não violenta. A ideia de “saturar” uma cidade de teatro, resgatando a memória dos muros e resignificando cada bairro, cada praça, cada monumento mobiliza um campanha teatral participativa que, pensada para as ruas de Ouro Preto, é impedida pela prisão decretada para a maioria dos integrantes do grupo. Mesmo assim, a opção pela rua, alias pelo Teatro de Rua como ritual de cura e libertação das energias, define todo o futuro do grupo no percurso da performance urbana como Ato Público, isto é, dispositivo revelador das estruturas sociais e capaz de transforma-las. Esta opção inspira uma mudança radical no trabalho do Living, influenciando em seguida comunidades teatrais no mundo inteiro.pt-BRAto públicoTeatro de ruaLiving theatreOuro PretoMilitary governmentO Living Theatre em Ouro Preto e a invenção do Ato público.Artigo publicado em periodicoA Revista ARTEFILOSOFIA permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico  em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida mediante preenchimento de formulário em 29 maio 2015.