Corrêa, Hércules TolêdoMattos, Elton Ferreira de2021-04-282021-04-282021MATTOS, Elton Ferreira de. As ações do Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP na mediação da leitura literária. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13221Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta pesquisa teve como objetivo geral traçar o percurso do Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP e analisar suas ações para a formação de leitores, especialmente a formação de leitores literários. Os objetivos específicos do trabalho foram: descrever analiticamente o Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP e suas atividades; identificar as práticas de letramento literário ocorridas no âmbito do trabalho do Projeto Carro-Biblioteca; analisar as contribuições do projeto para a formação de leitores, mais estritamente de leitores literários. O referencial teórico foi fundamentado em estudos sobre o letramento literário, a saber: Corrêa (2015, 2016), Cosson (2014, 2015), Kleiman (2010), Machado (2008), Paiva (2008), Paulino (1999, 2001, 2010), Soares (2009). Como metodologia de pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa por meio da pesquisa documental e entrevistas. Ainda como estratégia metodológica, utilizamos a análise de conteúdo, a partir de Laurence Bardin (1977). Como resultados conseguimos apresentar o percurso histórico do Projeto, dados sobre sua equipe, seu acervo de livros, número de leitores cadastrados, comunidades atendidas e as atividades desenvolvidas para a formação de leitores. Identificamos as práticas de letramento literário ocorridas no âmbito do trabalho do Projeto. Assinalamos e explicitamos cada prática de letramento literário e as metodologias aplicadas em cada evento realizado, tais como contação de histórias; jogos e brincadeiras; rodas de leitura; produções de texto coletivas; desenho livre e pinturas. Houve também contribuições demonstradas na pesquisa pelos resultados da circulação de livros (confecção da carteira de leitor, quantidade de empréstimos de livros) e o acervo de livros diversificados para os seus leitores (crianças, adultos e idosos). Portanto, constatamos que o Projeto colabora para a formação de leitores, especificamente leitores literários, ao comparecer semanalmente nas comunidades, propondo atividades literárias e disponibilizando livros. Por fim, almejamos que os resultados desta investigação contribuam para novas pesquisas na área da educação, notadamente no campo do letramento literário.pt-BRabertoLetramentoIncentivo à leituraCarros-bibliotecaAs ações do Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP na mediação da leitura literária.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 22/04/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação