Zama, Uyrá dos SantosMachado, Evandro Marques de MenezesFerreira, Priscilla Neto2022-05-092022-05-092022FERREIRA, Priscilla Neto. Sala de aula invertida e o ensino de parasitologia: mediação utilizando uma plataforma digital. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14889Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.No momento em que se observa uma necessidade de atualização nas práticas pedagógicas docentes, principalmente no que diz respeito às metodologias utilizadas em sala de aula, é importante a escolha de estratégias e recursos didáticos que incentivem a aprendizagem, para que os alunos reconheçam a importância da ciência em seu cotidiano. Visando fornecer um material de apoio e de mediação tecnológica ao professor no ensino de doenças parasitárias para o Ensino Fundamental, com enfoque em Educação em Saúde, o objetivo geral do trabalho foi construir uma plataforma digital com sugestões de conteúdos e formas de aplicá-los utilizando a Metodologia Ativa de Sala de Aula Invertida, modelo de ensino que incentiva a instrução online e a reestruturação do tempo em sala de aula, pelo qual o professor desloca sua atenção para os aprendizes e para a aprendizagem, o que, consequentemente, favorece a mediação no processo de ensino. Os objetivos específicos foram selecionar estratégias para trabalhar conteúdos digitais sobre parasitologia desenvolvendo competências e auxiliar o processo de alfabetização tecnológica de professores e estudantes no contexto da sala de aula digital, tanto no ensino presencial quanto telepresencial, selecionando e oferecendo um repertório de conteúdos digitais sobre parasitologia de qualidade e rigor científico. Espera-se que, neste processo, a nossa proposta possa agregar estratégias interessantes para a promoção do desenvolvimento de competências no âmbito digital e contribuir para uma educação em saúde de forma inovadora e dinâmica, atendendo aos preceitos da metodologia ativa.pt-BRabertoEducação em saúdeDoença parasitáriaMetodologia ativaSala de aula invertida e o ensino de parasitologia : mediação utilizando uma plataforma digital.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 06/04/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.