Prado, Denise Figueiredo Barros do2021-07-162021-07-162020PRADO, D. F B. do. Artesanato e mídia: quando o midiático atravessa o tradicional. Animus, Santa Maria, v. 19, n. 40, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/34110>. Acesso em: 24 maio 2021.2175-4977http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13383Neste artigo, discute-se como as produções artesanais revelam articulações entre a cultura popular e o midiático a partir da observação e análise do artesanato de Mariana (MG). Isto se deve à percepção de que tais produções são fortemente vinculadas à cultura midiática, especialmente pela incorporação de personagens de HQs famosos e desenhos animados (como Minions, Homem Aranha e Galinha Pintadinha). Entende-se que o surgimento deste tipo de produção artesanal se constitui como um fenômeno privilegiado para a compreensão da forma como o contexto midiático contemporâneo é processado e articulado às práticas culturais populares. Para entender este cenário, buscamos as contribuições de Canclini (2015), relativos à hibridização, e Certeau (2008, 2009) sobre as práticas culturais, entre outras contribuições teórico-conceituais.pt-BRabertoCultura midiáticaPráticas culturaisMedia cultureCultural practicesArtesanato e mídia : quando o midiático atravessa o tradicional.Crafts and media : when the media surpasses the traditional.Artigo publicado em periodicoEsta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.5902/2175497734110