Santos, Marli Regina dosCamargo, Ana Luiza Ferreira2022-08-092022-08-092022CAMARGO, Ana Luiza Ferreira. Jogos didáticos no ensino de análise combinatória: uma proposta com futuros professores de matemática. 2022. 196 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15095Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta pesquisa analisa a realização de uma proposta voltada para o ensino de Análise Combinatória por meio de jogos didáticos para futuros professores de Matemática. A proposta, denominada Combinálise, é composta por quatro jogos pautados na exploração de situações-problemas, que favoreçam a compreensão dos conceitos de Análise Combinatória, buscando encaminhar as discussões posteriores para a generalização de situações e procedimentos, direcionado para as fórmulas relacionadas. A discussão teórica apresentada tem como principais temáticas o pensamento combinatório, os jogos didáticos e a docência em Matemática. O estudo de campo foi realizado em quatro encontros que ocorreram remotamente, devido ao cenário de pandemia e à necessidade de isolamento, foram realizados junto a licenciandos, residentes participantes do Programa Residência Pedagógica de uma Universidade Federal e que estão em atuação em escolas de Educação Básica. Foi realizada uma sondagem prévia junto aos licenciandos, visando obter informações quanto a aspectos relacionados aos temas centrais da pesquisa. Os encontros foram gravados e transcritos, gerando os dados da pesquisa que, em uma abordagem fenomenológica, foram organizados e analisados, visando a questão de investigação. O movimento da análise envolveu a identificação de Unidades Significativas (US) e, posteriormente, um trabalho de efetuar convergências, buscando destacar categorias principais de análise. As categorias destacadas direcionam para o ensino e a aprendizagem da Análise Combinatória e possibilidades por meio de situações investigativas; aspectos da docência que permearam as discussões, no coletivo dos encontros, e que dizem das possibilidades didáticas dos jogos e abordagens junto aos alunos; e os jogos no ensino de Matemática, suas possibilidades, limites e perspectivas para o ensino da disciplina. O produto educacional elaborado é composto por um guia e um site onde são disponibilizados os quatro jogos, e visa alcançar professores, futuros professores, formadores e demais interessados pelos temas que perpassam esta pesquisa.pt-BRabertoJogosAnálise combinatóriaPrática docenteJogos didáticos no ensino de análise combinatória : uma proposta com futuros professores de matemática.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/05/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.