Souza, Henor Artur deMoura, Neymar Camões de2016-10-032016-10-032011MOURA, Neymar Camões de. Avaliação do desempenho acústico do bloco de salas do curso de medicina no campus da UFOP. 2011. 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6996Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.Toda edificação tem como função o atendimento às necessidades humanas de conforto, ultrapassando o caráter de abrigo e constituindo-se como uma extensão do cotidiano. Com o desenvolvimento da construção industrializada em aço, novos elementos construtivos de fechamento têm sido introduzidos no cotidiano das edificações e, assim, sua eficiência vem sendo questionada por profissionais e por usuários. Uma das principais características questionada dos fechamentos industrializados é a capacidade de isolamento acústico, já que o uso de estruturas mais leves exige fechamentos também mais leves e consequentemente com menor massa, resultando numa menor capacidade de isolamento sonoro. No caso das salas de aula, para garantir a nitidez dos sons pronunciados, com suficiente intensidade e sem distorções é necessário que o ambiente tenha um bom desempenho acústico. Neste contexto o tempo de reverberação e o ruído em excesso interferem na comunicação prejudicando a inteligibilidade do que é falado e, portanto, prejudicando na aprendizagem dos alunos. Em consequência de um desconforto acústico ocorre também a elevação da intensidade da voz do professor e dos alunos, impondo desta forma, um esforço adicional por parte de quem ouve e de quem fala, gerando até mesmo um stress para o professor como também para o aluno. Neste trabalho faz-se uma avaliação do desempenho acústico do bloco de sala de aulas e laboratórios onde funciona o curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, no Campus Morro do Cruzeiro, Ouro Preto, MG. O desenvolvimento do trabalho foi realizado em duas etapas: uma avaliação exploratória in loco com os alunos por meio de questionários, focando as condições físico-funcionais, ambientais e de infra-estrutura da edificação e medições avaliando os parâmetros acústicos das salas em momentos diferentes. Os resultados obtidos referentes aos aspectos técnicos específicos do projeto executado mostraram uma aprovação explícita do espaço físico e que o problema de maior impacto é o isolamento inadequado em relação ao ruído interno e/ou externo. As medições realizadas também confirmaram que as salas apresentam níveis de pressão sonora acima do estabelecido por norma. Uma sala de aula foi definida como elemento de estudo e uma intervenção para a melhoria do isolamento acústico foi realizada. Após a intervenção nesta sala, várias medições foram realizadas e os resultados demonstraram uma melhora no isolamento do ruído, reduzindo em torno de 22%, e uma redução de 31% no tempo de reverberação. Este trabalho pretende contribuir na transformação das concepções dos profissionais envolvidos em projetos de edificações escolares.pt-BREstruturas metálicasRuído - mediçãoAcústica arquitetônicaAcústica - reverberaçãoConforto acústicoAvaliação do desempenho acústico do bloco de salas do curso de medicina no campus da UFOP.DissertacaoOpen access