Martins, MarinaJusti, Rosária da SilvaMendonça, Paula Cristina Cardoso2016-07-292016-07-292016MARTINS, M.; JUSTI, R. da S.; MENDONÇA, P. C. C. O papel da argumentação na mudança conceitual e suas relações com a epistemologia de Lakatos. Educación Química, v. 27, p. 3-14, 2016. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0187893X1500066X>. Acesso em: 16 jun. 2016.1870-8404http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6691O objetivo geral desse artigo é analisar o papel da argumentac¸ão no processo de mudanc¸a conceitual de estudantes. Para isso, foi utilizado o referencial teórico de Lakatos na análise de dados de um processo de ensino fundamentado em modelagem para o tema interac¸ões intermoleculares. A coleta de dados ocorreu em uma turma de 2.◦ ano do ensino médio a partir de registros em vídeo, notas de campo da pesquisadora e cópia de todas as ativi-dades escritas produzidas pelos estudantes. A partir dos resultados, propomos que o elemento núcleo da filosofia Lakatosiana exerce o papel de afirmativa no argumento, enquanto o ele-mento cinturão protetor é construído por hipóteses auxiliares, que podem exercer o papel de 3 elementos da argumentac¸ão: evidências, afirmativas ou argumentos. Concluímos e defendemos que o referencial teórico de Lakatos é viável como ferramenta para a análise da construc¸ão do conhecimento dos alunos, pois favorece a compreensão do processo de mudanc¸a conceitual e a influência da argumentac¸ão no mesmo numa perspectiva ampla. Direitos Reservados © 2015 Universidad Nacional Autónoma de México, Facultad de Química. Este é um artigo de acesso aberto distribuído sob a licença de Creative Commons CC License BY-NC-ND 4.0.pt-BRabertoFilosofia lakatosianaArgumentaçãoConceptual changeMudança conceitualLakatosianO papel da argumentação na mudança conceitual e suas relações com a epistemologia de Lakatos.Artigo publicado em periodicoTodo o conteúdo do periódico Revista Educación Química, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: < http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_serial&pid=0187-893X&nrm=iso&rep=&lng=pt >. Acesso em: 21 out. 2015.https://doi.org/10.1016/j.eq.2015.08.003