Jardilino, José Rubens LimaBarbosa, Nayara Ferreira de Moura2017-03-142017-03-142012JARDILINO, J. R. L.; BARBOSA, N. F. de. M. Formação inicial e estágio: uma reflexão sobre o conceito de “professor-reflexivo”. Revista Diálogo Educacional, v. 12, n. 37, p. 763-781, set./dez. 2012. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=7202&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 01 nov. 2019.1981-416Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7373Este estudo tem como objetivo fazer um diálogo entre o conceito “professor-reflexivo” do pensamento schöniano com a disciplina de Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura. Traça-se um percurso a partir do surgimento do conceito, sua utilização em pesquisas educacionais brasileiras e as respectivas críticas. Em seguida, abordam-se as concepções de Estágio Supervisionado utilizadas nesse estudo e a legislação que regulamenta tal disciplina a fim de identificar a presença de termos que aludem o conceito “professor-reflexivo”. Por fim, as considerações finais apontam para a utilização desse conceito para embasar melhor as atividades dessa disciplina e promover uma formação docente e uma preparação para a inserção no mercado de trabalho mais condizente com a realidade educacional.pt-BRabertoProfessor-reflexivoEstágio supervisionadoFormação docenteReflective-teacherInternshipFormação inicial e estágio : uma reflexão sobre o conceito de “professor-reflexivo”.Initial training and internship : a reflection on the concept of “reflective-teacher”.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista Diálogo Educacional estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Diálogo Educacional <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd99=actual> Acesso em: 01 nov. 2019.