Santos, Adilson Pereira dosLima, Angélica AlvesCarrilo, Maria Ruth Gaede GonçalvesBortolini, Neide das Graças de Souza2012-07-122012-07-122005SANTOS, A. P. dos et al. Extensão : uma ferramenta para a flexibilidade curricular e a construção social do conhecimento. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 10, n. 3, p. 93-104, set. 2005. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/pdf/aval/v10n03/v10n03a07.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2012.14144077http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1095Este trabalho analisa a extensão universitária como possibilidade de implantação/implementação da flexibilidade curricular, com base numa metodologia que valoriza a produção social do conhecimento na graduação. Apresenta ainda a posição que ocupa a extensão em relação às outras atividades universitárias (ensino e pesquisa), fazendo uma reflexão crítica sobre o privilégio conferido à pesquisa em detrimento das duas outras. Discute as bases de fundamentação da flexibilidade curricular e apresenta uma experiência desenvolvida por docentes, técnicos e discentes, vinculados aos cursos de Farmácia, Nutrição e Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, em que também aspectos importantes da metodologia da extensão são enfatizados.pt-BRFlexibilidade curricularConstrução social do conhecimentoExtensão universitária - avaliaçãoCurriculum flexibilitySocial construction of knowledgeExtensão : uma ferramenta para a flexibilidade curricular e a construção social do conhecimento.Extension : a tool to curriculum flexibility and the social construction of knowledge.Artigo publicado em periodicoA reprodução de artigos publicados pelo Periódico Avaliação é permitida desde que se indique a fonte. Fonte: Avaliação <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=avaliacao&page=about&op=submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 17 out. 2016.