Araújo, Regina Magna Bonifácio deKlinke, KarinaSilva, Luanna Amorim Vieira da2023-03-222023-03-222021SILVA, Luanna Amorim Vieira da. Histórias de práticas de leitura de uma alfabetizadora na educação de jovens e adultos. 2021. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16403Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.O tema da pesquisa é a trajetória de uma alfabetizadora na educação de jovens e adultos a partir suas memórias de práticas de leitura. A investigação caracteriza-se enquanto pesquisa narrativa e tem como proposta metodológica as narrativas dessa profissional como forma de produção dos relatos biográficos. A escolha da abordagem qualitativa considerou o universo de significados construído pelas memórias narradas sobre as práticas de leitura de Sílvia, de modo que o passado recordado também pôde ser reinventado por meio da compreensão dessa trajetória. Por meio das narrativas produzidas pela alfabetizadora, observei os ambientes que favoreceram essas práticas de leitura, os fatores para a continuidade e a descontinuidade dessas práticas e a socialização das experiências de leitura. Não se trata de produzir ou encontrar verdades, mas de compreender como uma alfabetizadora da EJA tece percepções a partir da reconstituição de suas memórias de práticas de leitura em sua trajetória. Conhecer o universo da memória individual possibilita também entender alguns sentidos da memória coletiva, pois a polissemia dessas memórias produz novos sentidos sobre a docência na EJA. O resultado desta pesquisa é a compreensão de que a atuação na educação de jovens e adultos diversifica e intensifica as práticas de leitura do docente em seu envolvimento com as necessidades de letramento de seus discentes, o que proporciona a mobilização de novas práticas e a reorganização da capacidade leitora do indivíduo. Concluiu-se, com esta investigação, que a narrativa de memórias revisitadas pode implicar a compreensão de aspectos da identidade docente e remeter ao aprimoramento das práticas de leitura desenvolvidas com a Educação de Jovens e Adultos. A relevância desta pesquisa narrativa está exatamente em seu potencial de reflexão sobre a identidade docente, o que torna o revisitar memórias um aprimoramento para a prática docente.pt-BRabertoLetramentoProfessores - formaçãoAlfabetização de adultosHistórias de práticas de leitura de uma alfabetizadora na educação de jovens e adultos.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/03/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.