Reis, Frederico da SilvaBrito, Alexandre Botelho2013-03-132013-03-132010BRITO, A. B. Questionando o ensino de conjuntos numéricos em fundamentos de análise real: da abordagem dos livros didáticos para a sala de aula em cursos de Licenciatura em Matemática. 2010. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2543O presente trabalho busca investigar como os Conjuntos Numéricos são apresentados / abordados em livros didáticos de Análise Real utilizados em cursos de Licenciatura em Matemática e de que forma eles podem ser problematizados / explorados na perspectiva de um ensino que aborde dialeticamente seus aspectos intuitivos e rigorosos. A pesquisa teórico-bibliográfica tece algumas considerações sobre o ensino de Análise Real, a partir da discussão de questões como definição e imagem conceitual, prova formal, rigor e intuição. Após uma análise de livros didáticos, apresentamos uma proposta didática para ser utilizada em disciplinas de Fundamentos de Análise Real, a qual foi implementada com alunos de um curso de Licenciatura em Matemática. As considerações destacam a importância do professor como mediador na constante busca do equilíbrio entre rigor e intuição, apontam para a necessidade de uma maturidade matemática do aluno e para a postura dos professores, no percurso das disciplinas de introdução a Análise Real, influenciando afetivamente no processo de ensino-aprendizagem.pt-BRMatemáticaAnálise matemáticaEnsino superiorEducação matemática superiorHigher mathematics educationQuestionando o ensino de conjuntos numéricos em fundamentos de análise real : da abordagem dos livros didáticos para a sala de aula em cursos de Licenciatura em Matemática.Dissertacao