Rahme, Mônica Maria FaridVorcaro, Angela Maria Resende2016-08-222016-08-222015RAHME, M. M. F.; VORCARO, A. M. R. Interrogações sobre o lugar do sujeito no delineamento de uma educação especializada. Educação, v. 38, p. 177-184, 2015. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/20043>. Acesso em: 07 ago. 2016.1981-2582http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6924Neste artigo, buscou-se indicar alguns movimentos históricos e sociais que foram relevantes para a constituição da educação especializada e que possibilitaram o delineamento de um campo de intervenção em relação à infância distinguida como anormal, tanto no que diz respeito ao surgimento dos incipientes sistemas de ensino quanto à formalização de espaços destinados à abordagem clínica voltada para esse grupo. Nesse contexto, procurouse evidenciar a emergência da figura do especialista, que passa a intervir de modo decisivo nos espaçosinstitucionais a partir de saberes, por vezes tomados como verdade, sobre esses sujeitos. A noção de discurso como forma de estabelecimento do laço social permite formalizar o modo como esses saberes produzem um lugar institucional e social para as pessoas consideradas diferentes, e discutir o quanto o percurso da educação especializada é marcado por uma alternância de significantes-mestres que tendem a cristalizar verdades sobre um sujeito que não é, em sua totalidade, passível de definição.pt-BRabertoEducação especialPsicanáliseSpecial educationPsychoanalysisSujeitoInterrogações sobre o lugar do sujeito no delineamento de uma educação especializada.Questions regarding the role of the subject in the delineation of specialized education.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista de Educação da PUCRS estão sob Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista de Educação da PUCRS <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/index>. Acesso em: 10 out. 2019.http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.20043