Rosa, MiltonOrey, Daniel Clark2020-08-012020-08-012019ROSA, M.; OREY, D. C. Ethnomathematics and the responsible subversion of its pedagogical action: an investigation based on three anthropological approaches. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 100, n. 254, p. 199-209, jan./abr. 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176-66812019000100191&script=sci_abstract&tlng=en>. Acesso em: 18 jun. 2020.2178-6681http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12534Este artigo teórico tem como principal objetivo refletir sobre os diversos pontos de vista abordados em nossa pesquisa em curso sobre a etnomatemática e suas conexões com a subversão responsável de sua ação pedagógica. Discutimos ideias, procedimentos e práticas matemáticas relacionadas às abordagens antropológicas — êmica (local/de dentro) e ética (global/de fora) — a fim de compreender a abordagem dialógica (êmica-ética/glocal), que é essencial ao desenvolvimento de pesquisas em etnomatemática. Os pesquisadores identificaram que, por décadas, esse aspecto tem sido teorizado em pesquisas antropológicas, contando com as abordagens êmica, ética e dialógica como fonte de um maior entendimento das ideias, dos procedimentos e das práticas matemáticas desenvolvidas em contextos diversos. Nossa análise revela uma necessidade de cooperação entre as ações pedagógicas inovadoras e o currículo matemático existente para que ideias, procedimentos e práticas matemáticas sejam compreendidos. Esperamos que este artigo contribua para um entendimento holístico das ideias, procedimentos e práticas matemáticas desenvolvidas por membros de grupos culturais distintos.en-USabertoEthnomathematics and the responsible subversion of its pedagogical action : an investigation based on three anthropological approaches.Artigo publicado em periodicoThis content is licensed under a Creative Commons attribution-type BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.en). Fonte: o próprio artigo.