Ferreira, Renata Lena de LourdesCoutrim, Rosa Maria da ExaltaçãoTorres, Marco Antônio2023-02-282023-02-282022FERREIRA, R. L. L.; COUTRIM, R. M. E.; TORRES, M. A. Inclusão para quem?: a luta de famílias das camadas populares pela escolarização dos estudantes surdos. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 15, n. 34, 2022. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/16890>. Acesso em: 06 jul. 2022.2358-1425http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16266As pesquisas sobre família, escola e inclusão revelam que as políticas de inclusão dos surdos mudaram no Brasil a partir da década de 2000. Este estudo teve como objetivo geral analisar como se configura a relação da família e da escola no processo de inclusão de estudantes surdos em uma cidade no interior de Minas Gerais. Sob a perspectiva qualitativa, a pesquisa privilegiou a entrevista compreensiva com duas mães de estudantes surdos de camadas populares e o questionário aplicado com dois diretores e duas professoras de duas escolas públicas. Concluiu-se que, embora leis voltadas para a inclusão destes estudantes já existam, elas não estão sendo cumpridas. Com isso, escolas e famílias vêm tentando incluir esses estudantes dentro de certas possibilidades, porém o processo de escolarização ainda apresenta muitos obstáculos e tem causado frustração e sensação de impotência aos estudantes surdos e às suas famílias.pt-BRabertoCamadas popularesEstudiantes sordosInclusãoRelação família-escolaInclusão para quem? : a luta de famílias das camadas populares pela escolarização dos estudantes surdos.Inclusion for whom? : the struggle of families for schooling deaf students.Artigo publicado em periodicoThis is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16890