Oliveira, Rogério Santos deCarvalho, Robison Breno Oliveira2016-08-192016-08-192016CARVALHO, Robison Breno Oliveira. A construção da atmosfera cênica no trabalho do diretor: análise do processo de criação do espetáculo “Maria que virou Jonas” da diretora Cibele Forjaz. 2016. 156 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6888Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.O ambiente de ensaio pode ser considerado um lugar teatral, ou seja, um local onde as relações teatrais se estabelecem. A partir das relações que acontecem na sala de ensaio é que se instaura a atmosfera cênica. O foco central desta pesquisa trata da criação e efetivação da atmosfera cênica no processo da criação de um espetáculo, observado no trabalho do diretor teatral. Este processo foi observado entre os meses de outubro e fevereiro, o período de criação do espetáculo “Maria que virou Jonas ou a força da imaginação” da Cia Livre na cidade de São Paulo sob a direção de Cibele Forjaz. O que se pretende a partir destas observações é um entendimento sobre as relações estabelecidas pelos procedimentos da diretora na sala de ensaio. Considerando que tais procedimentos conduzem ao estabelecimento de uma atmosfera cênica que permeará os ensaios até a efetivação do espetáculo que será levado a público.pt-BRabertoArtes cênicasTeatro - produção e direçãoA construção da atmosfera cênica no trabalho do diretor : análise do processo de criação do espetáculo “Maria que virou Jonas” da diretora Cibele Forjaz.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/08/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.