Ceribeli, Maria Cláudia BachionCeribeli, Harrison Bachion2022-06-102022-06-102021CERIBELI, M. C. B.; CERIBELI, H. B. Tecnologias de informação e comunicação - discursos dialógicos e colaborativos para a realidade educacional do terceiro milênio. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 10, n.19, p. 159-172, jan./jun. 2021. Disponível em: <https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistaeduclings/article/view/6642/4662>. Acesso em: 24 maio 2022.2238-6084http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14955A educação no Brasil tem apresentado, de maneira repetitiva, uma série de problemas, como elevado índice de evasão escolar, indisciplina e reclamações, tanto dos alunos, quanto dos professores, em relação ao ambiente escolar e às aulas. Nesse cenário, este estudo teve como objetivo discutir os desafios que os docentes enfrentarão no terceiro milênio para minimizar tais problemas. Os principais pontos abordados foram a inserção de novas tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar e a postura dos professores; o papel dos docentes no processo de aprendizado; e a necessidade de adaptação dos profissionais de educação em relação ao aprendizado colaborativo.pt-BRrestritoEducaçãoProfessoresEducationTeachersTecnologias de informação e comunicação - discursos dialógicos e colaborativos para a realidade educacional do terceiro milênio.Information and communication technologies - dialogical and collaborative discourses for the third millennium educational situation.Artigo publicado em periodicohttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistaeduclings/article/view/6642/4662https://doi.org/10.33871/22386084.2021.10.19159-172