Silva, Marcio Gomes daSantos, Marcelo Loures dos2018-02-162018-02-162016SILVA, M. G. da; SANTOS, M. L. dos. A prática educativa dos movimentos sociais na construção da agroecologia. Educação em Perspectiva, v. 7, n. 2, p. 263-282, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6883>. Acesso em: 16 jan. 2018.2178-8359http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9541O objetivo deste artigo foi analisar a importância da democracia ampliada no desenvolvimento da justiça social a partir das práticas educativas desenvolvidas pelo “Movimento Agroecológico” da zona da mata mineira. Teve como base empírica as ações do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – SINTRAF, de Espera Feliz/MG. As questões norteadoras deste estudo foram: há elementos dessas práticas educativas que poderiam configurar uma “pedagogia agroecológica? Qual a relação dessas práticas com a educação popular? Que práticas foram essas e de que forma geraram mudanças nas práticas dos agricultores e agricultoras familiares? As práticas analisadas foram constituídas por espaços voltados para a agricultura familiar e para a democratização dos espaços de produção. Suas ações geraram mudanças nas práticas de agricultores e agricultoras familiares na construção das políticas públicas para a agricultura familiar e na competência para acessá-las, contribuindo para a permanência do agricultor no campo.pt-BRabertoEducação popularPráticas educativasMovimento agroecológicoA prática educativa dos movimentos sociais na construção da agroecologia.The educacional practice of social movements in the construction of agroecology.Artigo publicado em periodicoO periódico Educação em Perspectiva permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2245>. Acesso em: 11 mar. 2020.https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i2.779