Lima, Eloisa Helena deGonçalves, Ana Luiza GodinhoMartins, Anna Luiza Rodrigues PerigoBarroso, André ChabotOliveira, Elisa Bastos Martins deAlmeida, Vinícius Augusto ReisSantos, Gláucio Antônio2023-03-172023-03-172021LIMA, E. H. de et al. A democratização da informação, no contexto da pandemia por COVID-19: diálogos necessários entre educação em saúde e comunicação. Revista de Medicina, São Paulo, v. 100, n. 6, p. 593-598, nov./dez. 2021. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/181852>. Acesso em: 11 out. 2022.1679-9836http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16387Introdução: O projeto de extensão “Viva Mais” produz programas de rádio para educação em saúde. Em 2020, seus conteúdos abordaram a pandemia de COVID-19. Objetivos: Demonstrar a importância da educomunicação em saúde, por meio do que foi experimentado pelo “Viva Mais”. Metodologia: A equipe se reuniu via Google Meet, para debater cada episódio. Foram feitas pesquisas, gravações e entrevistas com especialistas. Em seguida, os episódios eram formatados, com subsequente veiculação em plataformas de streaming e mídias sociais. Relato de Experiência e Resultados: Relata-se a nova rotina de produção da equipe, diferenciando as realidades pré e pós isolamento físico, os desafios em manter cada episódio atualizado e os resultados do projeto, com mais de 500 visualizações dos podcasts. Conclusão: É preciso trazer informações fidedignas ao alcance da população, a fim de encorajá-la a consumir informações reais e a não compartilhar mensagens falsas. É este o papel social do “Viva Mais”.pt-BRrestritoInfecções por coronavírusEducação em saúdeWebcastRádioA democratização da informação, no contexto da pandemia por COVID-19 : diálogos necessários entre educação em saúde e comunicação.The democratization of information in the context of the COVID-19 pandemic : necessary dialogues between health education and communication.Artigo publicado em periodicohttps://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/181852https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v100i6p593-598