Anjos, Isabela Matias dosMoreira, Jane AraújoTinti, Douglas da Silva2023-08-152023-08-152023ANJOS, I. M. dos; MOREIRA, J. A.; TINTI, D. da S. Gamificação nas aulas de matemática: uma experiência com alunos da EJA da APAE de Itabirito/MG. Revista Insignare Scientia, v. 6, n. 1, 2023. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13107>. Acesso em: 06 jul. 2023.2595-4520http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17158O presente texto busca refletir sobre as contribuições da implementação de uma proposta de intervenção, pautada na abordagem da Gamificação, nas aulas de Matemática de uma turma da Educação de Jovens e Adultos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da cidade de Itabirito, Mias Gerais. A motivação inicial para estruturar tal proposta emergiu do anseio de propor atividades que despertassem o interesse dos alunos e oportunizasse maior interação entre eles, dado o contexto do distanciamento social provocado pela pandemia da Covid 19. A proposta consistiu em um quiz gamificado, utilizando um aplicativo chamado MIT APP INVENTOR, no qual foram colocadas questões matemáticas, presentes no cotidiano dos alunos. A expectativa era a de que o quiz desafiasse o aluno, estimulasse sua autonomia e, ainda, o motivasse nas aulas remotas. A estruturação da proposta foi instigante, visto que ela dependia de uma ferramenta desconhecida pelos autores, fato que mobilizou muito estudo e aprendizado. Já na implementação da proposta foram enfrentadas dificuldades, sobretudo pelo contexto do ensino remoto. Contudo, o trabalho desencadeou uma reflexão sobre o papel do professor no ensino remoto e as possibilidades para o ensino em tempos de pandemia.pt-BRabertoMetodologias ativasEnsino de matemáticaEnsino remotoSmartphoneGamificação nas aulas de matemática : uma experiência com alunos da EJA da APAE de Itabirito/MG.Gamification In mathematics classes : an experience with students from EJA of the APAE in Itabirito/MG.Artigo publicado em periodicoO periódico Revista Insignare Scientia permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1973>. Acesso em: 26 maio 2022.https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n1.13107