Jardilino, José Rubens LimaSilva, Ricardo Alisson Carvalho2023-07-072023-07-072023SILVA, Ricardo Alisson Carvalho. Formação inicial de professores: elementos para uma pedagogia decolonial. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16900Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar dimensões constitutivas dos cursos de formação inicial de professores nas universidades UFMG, a qual oferta o curso Formação Intercultural para Educadores Indígenas, e a UFPA, cuja oferta o curso Educação do Campo, buscando analisar aspectos que os remetessem à emergência de uma “Pedagogia Decolonial”. Em relação aos objetivos específicos, pretendeu-se: investigar os indícios e traços decoloniais presentes nos cursos de formação inicial de professores; Identificar e analisar os elementos decoloniais presentes nas estruturas curriculares, nas ementas de cada disciplina e suas referências bibliográficas e nos PPPs dos cursos pesquisados; Apresentar os elementos indicadores de uma “Pedagogia Decolonial” existentes nos cursos pesquisados; Refletir à luz do pensamento decolonial pedagógico a consistência dos possíveis indícios. Para consecusão da pesquisa se utilizou como referência básica os teóricos da Rede Modernidade/Colonialidade, entre eles, Quijano, Mignolo, Grosfoguel, Dussel, Palermo, Walsh e outros. Utilizou-se, também, o arcabouço teórico de Paulo Freire, revelando o quanto seu pensamento está implicado nessa pedagogia Outra que se contrapõe a pedagogia moderna e que tem sido denominada de “Pedagogia Decolonial”. A metodologia utilizada para atingir o objetivo da pesquisa foi a pesquisa qualitativa utilizando-se um corpus documental. Para esta pesquisa documental utilizou-se como abordagem teóricometodológico a Análise de Conteúdos de Lawrence Bardin (2008) para o tratamento analítico dos documentos selecionados utilizou-se como indicadores para a pesquisa: a) Reconhecimento das múltiplas formas de conhecimentos; b) Pedagogia da Alternância; c) Temas geradores; d) Valorização do corpo; e) Reconhecimento das memórias coletivas; f) Valorização da terra; g) Compartilhamento dos processos decisórios e das atividades; h) Processos avaliativos democráticos; i) Existência de autores do Sul Global nas refências bibliográficas. Os achados da pesquisa sinalizam que os cursos apresentam em seu corpus documental contrapontos relevantes que subvertem a pedagogia hegemônica moderna colonial eurocêntrica, ou seja, revelam traços de uma “Pedagogia Decolonial”. Porém, encontra-se aspecto que demonstrou reproduzir-se a colonialidade do saber nas referências bibliográficas, as quais privilegiam fortemente os autores do Norte Global em detrimento dos autores do Sul Global. Como desafio aponta-se: a necessidade de pesquisar, se na prática, os elementos de uma “Pedagogia Decolonial” encontrados se fazem presentes. E, se é possível fazer o giro pedagógico rumo a uma “Pedagogia Decolonial” a partir de uma proposta pedagógica de formação inicial de professores que tem como referenciais teóricos, majoritariamente, autores do Norte Global.pt-BRabertoProfessores - formaçãoPedagogia decolonialPensamento decolonialPedagogia críticaFormação inicial de professores : elementos para uma pedagogia decolonial.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/06/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.