Savassi, Leonardo Cançado MonteiroToneli, Bárbara RodriguesSantos, Álisson Oliveira dosPereira, Rodrigo Pastor Alves2019-04-222019-04-222018SAVASSI, L. C. M. et al. Facebook como ferramenta complementar de aprendizado em uma disciplina de Medicina de Família e Comunidade : relato de experiência. Revista Docência do Ensino Superior, v. 8, n. 2, p. 156-177, jul./dez. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2359>. Acesso em: 7 mar. 2019.2237-5864http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11101O uso de redes sociais no processo de aprendizagem expandiu-se nos últimos anos devido à sua popularidade entre os estudantes, à flexibilidade do tempo gasto na rede e ao seu potencial de interação entre professores e alunos. Apresenta-se a experiência da disciplina “Medicina de Família e Comunidade”, da Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, em que a rede social Facebook é utilizada como ferramenta complementar no processo de aprendizado acadêmico. Em um grupo controlado e secreto dessa rede, alunos matriculados na disciplina convertem dúvidas clínicas cotidianas em objetivos de aprendizado sob a mediação dos professores responsáveis. A participação dos acadêmicos não é obrigatória nem possui caráter avaliativo. Trata-se de estratégia complementar na qual houve participação ativa a partir das dúvidas levantadas nos atendimentos ambulatoriais, tornando as interações dos alunos qualificadas e o processo de aprendizagem contextual e significativo.pt-BRabertoRede socialEducaçãoSocial networkingEducationFacebook como ferramenta complementar de aprendizado em uma disciplina de Medicina de Família e Comunidade : relato de experiência.Facebook as a complementary learning tool in a Family and Community Medicine discipline : experience report.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista Docência do Ensino Superior estão sob Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Docência do Ensino Superior <https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 22 jan. 2018.