Barbosa, Geovane CarlosSantos, Sidney SilvaTinti, Douglas da SilvaLopes, Celi Aparecida Espasandin2022-12-142022-12-142020BARBOSA, G. C. et al. Análise de trajetórias de professores que ensinam probabilidade e estatística com auxílio do software Iramuteq. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 13, n. 4, p. 420-428, 2021. Disponível em: <https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/8259>. Acesso em: 06 jul. 2022.2176-5634http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15904Compreende-se que, para que o ensino da estatística e da probabilidade cumpra sua função de instrumento modificador, a formação continuada assume um papel essencial, sobretudo quando são propostos espaços formativos que superem a lógica da racionalidade técnica. Nesse direcionamento, o presente artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa, na perspectiva (auto)biográfica, que tem por objetivo analisar narrativas (auto)biográficas de professores que ensinam probabilidade e estatística na educação básica, tomando como suporte o software IRAMUTEQ. As narrativas que compõem o corpus de análise foram produzidas durante o primeiro módulo de um curso de formação continuada no formato EaD, gratuito, que focaliza diferentes práticas pedagógicas para o ensino da estatística. Participaram dez docentes que ensinam estatística nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Como estratégia de análise tomaram-se como base estatísticas textuais clássicas, a nuvem de palavras e a análise de similitude. As análises lexicográficas do corpus textual das narrativas evidenciaram possíveis categorias que emergiram diretamente dos dados, das quais se elegeram “Formação”, “Atuação profissional” e “Anseios e expectativas” como eixos de análise. Os resultados deste estudo possibilitam enfatizar que as narrativas, quando utilizadas em processos de formação continuada de professores que ensinam probabilidade e estatística, podem auxiliar o docente na (re)construção da identidade do educador estatístico. Além disso, permitiram refletir sobre a importância da confrontação do conhecimento estatístico com os contextos sociais, para diferenciar as práticas educativas em matemática e estatística.pt-BRabertoFormação professoresAtuação profissionalNarrativasPesquisas (auto)biográficasAnálise de trajetórias de professores que ensinam probabilidade e estatística com auxílio do software Iramuteq.Analysis of trajectories of teachers, teaching probability and statistics, with the aid of the Iramuteq software.Artigo publicado em periodicoO periódico Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/167>. Acesso em: 25 abr. 2022.https://doi.org/10.17921/2176-5634.2020v13n4p420-428