Franco, Marco Antônio MeloGuerra, Leonor Bezerra2016-08-222016-08-222015FRANCO, M. A. M.; GUERRA, L. B. O ensino e a aprendizagem da criança com paralisia cerebral: ações pedagógicas possíveis no processo de alfabetização. Revista Educação Especial, v. 28, p. 311-323, 2015. Disponível em: <http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/14916>. Acesso em: 07 ago. 2016.1808-270Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6929Este estudo teve por objetivo investigar e analisar a interlocução entre os saberes de profissionais da reabilitação e de educadores na construção e elaboração de estratégias pedagógicas no ensino da criança com paralisia cerebral. A abordagem metodológica foi qualitativa com um modelo de investigação do tipo estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com uma professora do ensino fundamental I, no início e final do ano letivo e encontros bimestrais entre profissionais da saúde (reabilitação) e educação (professora). Foram ainda utilizados os dados registrados nos prontuários da criança atendida pela Rede Sarah de Hospitais. Os dados foram analisados considerando: os conhecimentos e práticas pedagógicas da professora no início e final do ano letivo sobre inclusão e paralisia cerebral, os resultados do processo de interlocução entre os campos da saúde e da educação, e a prática pedagógica da professora. Como resultados identificamos as mudanças conceituais da professora em relação ao processo de inclusão e sobre a paralisia cerebral. Identificamos alterações na prática pedagógica e a construção de novas estratégias a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo das interlocuções.pt-BRabertoParalisia cerebralPráticas pedagógicasEnsino e aprendizagemTeaching and learningPedagogical practicesO ensino e a aprendizagem da criança com paralisia cerebral : ações pedagógicas possíveis no processo de alfabetização.Teaching and learning of children with cerebral palsy : possible pedagogical actions in the literacy process.Artigo publicado em periodicoO periódico Revista Educação Especial permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Revista Educação Especial <https://diadorim.ibict.br/handle/1/205>. Acesso em: 21 fev. 2020.http://dx.doi.org/10.5902/1984686X14916